top of page

--FeVra_ Contexturas se apresenta conceitualmente como junção de filamentos de ideias que se articulam em projetos artísticos. Compreende um corpo filamentar, que possibilita receber produções de linguagens diversas, acompanhadas de pesquisa e pensamento crítico.

 

Variação de fêvera, a palavra fevra é sinônimo de fibra, músculo e nervo. A carne, livre da gordura e do osso. O filamento lançado pelas raízes. O fio da matéria têxtil, os veios de minérios. Cada um dos filamentos que, enfeixados, constituem tecidos animais ou vegetais e, eventualmente, minerais. Uma disposição de ânimo, produtora de agregações, vínculos, nodos, nódulos, concreções. Umas mais rígidas, outras mais flexíveis.

 

Já as texturas ou contexturas são fios que se cruzam transversalmente, formando tramas, arranjos ou organismos. Cada fio é um elemento da existência, e quando ele é cruzado por outros fios, é gerada uma organização nova, para aquele instante. Formações ocorrem e se desfazem naturalmente, assim como os ciclos de vida.  Desse modo, contexturas são acontecimentos espontâneos ou intencionais, que podem partir de uma vontade de conexão, nem sempre facilmente identificada.

DESCRIÇÃO DO ESPAÇO

--FeVra_ Contexturas em arte se encontra no piso superior do Recipiente Porongo. Possui um espaço apropriado para exposições individuais ou coletivas, e uma sala reservada para a realização de trabalhos em processo, como cursos, oficinas e reuniões. Com aproximadamente 27m2 de área, a sala reservada poderá incluir atividades como: cine debate, leituras coletivas e contação de histórias, prevendo as devidas autorizações de direitos autorais.

 

O espaço para exposições tem área total aproximada de 40m2, suportando como finalidade a pesquisa por modos de expor, incluindo projetos experimentais, agregando formas de pensar trabalhos de arte e suas apresentações. 

 

Partindo do fio conceitual, --Fevra_ Contexturas em arte é oferecido como um espaço físico para a pesquisa e o compartilhamento de conhecimentos e experiências em torno da arte, educação e cultura, entre processos e resultados, discursos e práticas, projeto e execução, produções independentes, comunitárias ou acadêmicas, e outras necessidades que se mostrem relevantes.

ESPAÇOS

CONTATO
bottom of page