top of page
​INDICE DAS ATIVAÇÕES REALIZADAS

ATIVAÇÃO

UM MINUTO SEM SEU TEMPO | Artista Jean Viveiros

09.08.2024

TEXTO

No encerramento da exposição "Tenho Fome de Lama" no @recipienteporongo, contou com a performance do artista Jean Viveiros (@_jejan ) "1 Minuto Sem Seu Tempo".

A performance "1 Minuto Sem Seu Tempo" propõe evidenciar o fazer cerâmico juntamente com a escassez do tempo, com o objetivo de produzir 120 mini esculturas a muitas mãos, sendo simbolicamente uma para cada minuto de duas horas, totalizando o que seria o tempo de uma aula. A performance faz link com o conjunto de escultura da obra entreaula, que surgiu a partir do aproveitamento dos pequenos momentos disponíveis que o artista têm entre suas aulas de cerâmica, para realizar trabalhos mais livres.

Curadoria de Pedro Merat, Monica Coster e Lena Amorin

REGISTROS DA ATIVAÇÃO

ATIVAÇÃO

FLAGRANTES | Artista Larissa Chiben

02.08.2024

TEXTO

Com mais de 10 anos de experiência no audiovisual, a artista plástica e jornalista Larissa Chiben (@larissachiben), apresenta a _Vídeo-foto-exposição-performance_ *FLAGRANTES*, em que narra através de registros audiovisuais o processo do fazer cerâmico da própria artista e de colegas de trabalho. São 3 anos de registros que contam com mais de 300 arquivos de foto e vídeo.

Além disso, a performance contou com a participação de diversos artistas como Lena Amorin (@lenaamorim) Mayra Chequer (@maychequer), Pedro Merat (@meratpedro), Marcia Mattar (@marciamattar),  Izabela Leal (@izabelaggleal), entre outros, fazendo uma peça de argila em tempo real com registros da artista. Espectadores também serão bem vindos para participar da performance, que terá como resultado uma peça de argila cerâmica e diversos registros fotográficos

Curadoria de Pedro Merat, Monica Coster e Lena Amorin

REGISTROS DA ATIVAÇÃO

EVENTO

NUNCA NÃO É | Encontro das artes com a música analógica

19.07.2024

TEXTO

Hoje, dia 19/07, a partir de 18h, inaugura no Recipiente Porongo . Durante a abertura da exposição TENHO FOME DE LAMA, coletiva com 32 artistas com trabalhos em cerâmica, e curadoria de Mônica Coster, Pedro Merat e Lena Amorim, teremos a apresentação de Guillaume, parisiense que tocará sons ambientes de inspiração brasileira | MPB. A proposta busca criar uma atmosfera de encontro da arte com a música analógica, com o título NUNCA NÃO É.

Celebrando três meses de funcionamento, o Recipiente acolheu nessa noite duas propostas que viabilizam diferentes formas de ocupação, ressaltando o comprometimento de oferecer nosso espaço para uma diversidade de linguagens.

REGISTROS DOS EVENTOS

EVENTO

COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

10.07.2024

TEXTO

O porongo está aberto para receber eventos comemorativos, como festas de aniversário, encontros, eventos corparativos, entre outros. Oferecemos serviços de bar e alimentação, além de um ambiente adaptável ao seu evento.

REGISTROS DOS EVENTOS

APRESENTAÇÃO

DJ GUILLAUME

06.07.2024

Músico: Guillaume

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

A apresentação do DJ Guillaume contou com uma mostra de músicas MPB com muita brasilidade e outras músicas do mundo, tocadas de modo analógico em vinis. Os presentes puderam curtir uma boa música em um espaço múltiplo que conta com bar, loja e espaço expositivo!

REGISTROS DA APRESENTAÇÃO

ENCONTRO

CHAMA RODA RESSONANTE_RS

22.06, 29.06 e 06.07.2024

Organizadoras e Curadoras: Luanda, Renata Santini, Raquel Stolf

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

Cheias, dilúvios, enchentes, enxurradas. O excesso de água e a falta. (In)(Di)Gestão das águas. “Chama - roda ressonante RS” surgiu de uma conversa afetiva/catalisadora em torno da situação de emergência e calamidade provocada pelas inundações no Rio Grande do Sul e que ressoa em todo o Brasil. Nós, Luanda, Renata e Raquel, nos reunimos especialmente em apoio às comunidades atingidas pelas enchentes para fazer ecoar as vivências e urgências num espaço de arte no Rio de Janeiro, propondo a realização de uma exposição coletiva no Recipiente Porongo.

O projeto “Chama" busca reunir perspectivas em arte e áreas afins, do RS e do Brasil, disponíveis a se debruçar sobre articulações da arte com a gestão de territórios, de populações e dos recursos naturais. Somos uma plataforma de trabalho autogerida, em parceria com o Recipiente Porongo. Propomos realizar uma exposição coletiva em fluxo a partir de três encontros de vivências e debates para construir visualizações e vozes do ocorrido, onde a participação será on-line e presencial. A abertura da exposição está prevista para a segunda quinzena de julho. O projeto fez ação solidária às comunidades atingidas.

Foram três encontros nas manhãs de sábado, nos dias 22, 29 de junho e 6 de julho, numa trama de escutas de experiências individuais e coletivas em torno das inundações para prepararmos a nossa exposição.

Projeto: Luanda, Renata Santini, Raquel Stolf
Participação: híbrida, presencial e on-line via plataforma zoom
Local: Recipiente Porongo

APOIO:
Arte Contexto @arte_contexto
Ateliê Terreiro @atelieterreiro
Espaço independente de arte Recipiente Porongo @recipienteporongo
Proposições Artísticas Contemporâneas e seus Processos Experimentais @eseusprocessosexperimentais

REGISTROS DA VISITA

VISITAÇÃO

ACESSIBILIDADE POÉTICA PARA ESTUDANTES DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC)

18.06.2024

Professor: Caue Camargo

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

O Porongo ativou seu Recipiente para os contatos, falas, escutas e diferentes formas de ver na manhã de 18 de junho, quando os estudantes do Instituto Benjamin Constant chegaram na exposição “Perspectivas para além da visão”, da artista gaúcha Michele Martines. Os estudantes também puderam conhecer alguns trabalhos da exposição Brotar.

A atividade faz parte do lançamento da 19ª edição da revista digital Arte ConTexto (@arte_contexto )

Como percebemos, para além do visível? A proposta de acessibilidade poética conduzida pelo professor e pesquisador Caue de Camargo (@camargocaue.rj), que atua no programa de reabilitação do Instituto Benjamin Constant, é abordamos as pinturas de Michele Martines pelo modo como cada pessoa as percebe presencialmente.

A atividade consistiu na apresentação das obras por parte da curadora Renata Santini, reprodução de audiodescrições poéticas elaboradas pela artista, impressões no Sistema Braille e réplicas táteis que possibilitaram experiências e conversas sobre distintas perspectivas da visão e produção de significados. O IBC (@ibenjaminconstant) publicou as atividade desenvolvida com os estudantes.

As audiodescrições em QR Codes seguirão disponíveis para acesso ao público até o final da exposição.

Acesse no link EXPOSIÇÕES ANTERIORES, na exposição Para Além da Visão as audiodescrições das pinturas de Michele Martines!

REGISTROS DA VISITA

LANÇAMENTO

SITE AMADOR E JR. SEGURANÇA PATRIMONIAL LTDA

28.06.2024

Artistas: Antonio Gonzada Amador e Jandir Jr. 

Convidados:  Jonas Esteves e Silvana Marcelina

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

Lançamento do novo site Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

 

Um modo de acessar os serviços da empresa com uma interatividade ainda maior!

 

Expandindo a experiência em alta performance no campo digital, será oferecida:
🖥️ Uma plataforma fluida
📖 Compatível com leitores de tela para públicos cegos
🔡 Opções de alteração de tamanho de fonte e contrastes para públicos de baixa visão
🌎 Versões em português e inglês
🗨️ Chat interativo
📌 O lançamento acontou com os representantes da empresa, Antonio Gonzaga Amador (@antoniogonzagaamador) e Jandir Jr. (@_jandirjr), e os convidados Jonas Esteves (@jonas.esteves) e Silvana Marcelina (@snanamarcelina). O evento teve transmissão virtual simultânea.
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.: Agora na palma da sua mão!

Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., série de propostas performáticas concebidas por Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr., é realizada em instituições de arte pelos próprios artistas trajados com uniformes de segurança, e tem seus problemas centrais vindos das relações entre instituições como essas e as pessoas que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas.

"Website-obra da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda." foi um projeto fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 - Artes Visuais.

 

No lançamento de seu site, a Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. teve o prazer de contar com uma conversa de Jonas Esteves e Silvana Marcelina, que fizeram reflexões sobre a organização dos processos artísticos, seus atravessamentos políticos e a importância de ter um local organizado online além do portfólio, de fácil acesso e que possa posteriormente ser usado por pesquisadores em arte. Uma preocupação muito pertinente num momento em que damos muita ênfase às redes sociais, lugar onde o algoritmo manda sobre a visibilidade e que infelizmente não tem uma boa integração aos buscadores na internet.

📌 Jonas Esteves (@jonas.esteves)
São Paulo, 1983. Vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Santa Catarina. Artista, programador e hacker autodidata, desenvolve pesquisas em arte contemporânea e tecnologia. Mestre em Poéticas Interdisciplinares na Escola de Belas Artes da UFRJ.

📌 Silvana Marcelina (@snanamarcelina)
Encantado, Rio de Janeiro (1986). Mulher, negra, oriunda da Baixada Fluminense, filha de pedreiro e de empregada doméstica. Graduada e mestra em Serviço Social pela UFRJ. É especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ e bacharel em Artes Visuais pela UERJ. Atua como curadora, artista, educadora e pesquisadora.

REGISTROS DO LANÇAMENTO

EVENTO ENCERRAMENTO

EXPOSIÇÃO BROTAR | EXIBIÇÃO FILME "CARNÍVORAS"E APRESENTAÇÕES SONORAS - DISCO DURO

08.06.2024

Artistas Filme Carnínoras: Patrizia D'Angello, Raíssa de Góes e Micaela D'Angelo

Artista Disco Duro: Pitter Rocha

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

Brotações sonoras, matéricas e visuais animam o Recipiente Porongo neste sábado, festejando a exposição Brotar que semeou nossa inauguração em Botafogo!

REGISTROS DO EVENTO

MÚSICA

RODA DE SAMBA | SAMBA NO PORONGO

07.06.2024

Músicos: Bianca Calcagni, Ernani Cal, Léo Pereira e Raphael Mallmit

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

Nosso recipiente reuniu um quarteto especial, inaugurando a 1ª Roda de Samba do Porongo. Uma apresentação de sambas e suas histórias, envolvida pelas obras da Exposição Brotar, coletiva com trinta artistas, além da individual de Michele Martines, no espaço expositivo --FeVra_Contexturas em Artes.

O evento propos um ingresso colaborativo com valor sugerido de R$30,00. Quem essteve no Porongo pode curtir samba de qualidade, comidinhas, bebidas e arte!

REGISTROS DO EVENTO

ENCONTRO

ATIVAÇÕES REALIZADAS PELOS ARTISTAS E CURADOR DA EXPOSIÇÃO BROTAR

18 e 24.05.2024

Curador: Shannon Botelho

Artista: Aline Mac Cord

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

NOS ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO BROTAR TIVEMOS ATIVAÇÕES: BAR, COMIDAS E ENCONTRO COM O CURADOR SHANNON BOTELHO

A exposição “Brotar” está em seus últimos dias de exibição no Recipiente Porongo, ampliada até o dia 08 de junho! Com trabalhos de 30 artistas em atuação no Rio de Janeiro e a curadoria de Shannon Botelho, a mostra ocupa o piso térreo do Recipiente de ativações em arte inaugurado há um mês.

O nome científico do Porongo denota “vaso para beber”. Esse espaço independente de estímulo à produção artística está aberto de quarta a sábado, com horários estendidos nos finais de semana para encontros, conversas e o contato com a nossa programação, que inclui o serviço de bar, café e alimentos preparados na brasa.

Com imagens das visitações e encontros que ocorreram durante um mês de Recipiente Porongo.
 

REGISTROS DO ENCONTRO

ENCONTRO

CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES SEMESTRAIS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO  À DOCÊNCIA DA UFRJ | PIBID

14.05.2024

Professores: Alexandre Palma, Celso Garcia e Rodrigo Batalha

TEXTO DE DIVULGAÇÃO

O Porongo é um recipiente de cultura que valoriza as artes, a pesquisa e o diálogo com universidades e outras instituições. Colocando em evidência essa face acadêmica, e buscando direcionar suas atividades como espaço formativo, iniciamos a semana com uma visita de alunos de graduação e professores da rede municipal e da UFRJ, de duas áreas da cultura.

Nesta terça feira o Recipiente Porongo acolhe o encontro de conclusão das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ, o PIBID Artes Visuais e Música (@pibidavmus), que foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Arte Nise da Silveira (NANS) (@na.nisedasilveira), unidade escolar municipal do Rio, ao longo dos últimos 18 meses.

Participarão 32 estudantes de graduação, 4 professores supervisores da rede municipal de ensino e 3 professores coordenadores da UFRJ.

@rodrigo.s.batalha
@celsogarciaramalho
@_alexandrepalma

O núcleo integrado Artes Visuais e Música promove oficinas para capacitação dos bolsistas que atuam no Núcleo de Artes Nise da Silveira, realiza diversas atividades entre essas disciplinas, buscando a interação das linguagens, entre elas a visitação aos espaços de cultura.

Imagem: Exposição "Cosmococa 5 Hendrix War" no diálogo musical e visual de Hélio Oiticica e @nevilledalmeida. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, espaço visitado pelos alunos em 2023.

REGISTROS DO ENCONTRO

bottom of page