CATÁLOGOS
LEONARDO LOPES | Porto Alegre, 1997
Artista visual, pesquisador e coordenador de um ateliê localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, RS. Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sua pesquisa explora a presença de objetos descartados no cotidiano das ruas de Porto Alegre, tensionando suas recorrências e efemeridades através da linguagem do desenho. Possui obras nos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO. Em 2022 foi indicado ao Prêmio Açorianos de Artes Visuais.
Técnica: carvão e pastel seco (produzidos a partir da fuligem e cinzas obtidas na queima de papelão e outras matérias) sobre papel.
LOUISE KANEFUKU | Porto Alegre, 1985
Artista e designer, graduada em Publicidade e em Artes Visuais (UFRGS), mestre em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Louise trabalha com foco em desenho. Brasileira, descendente de imigrantes japoneses, sua produção atual menciona a utopia da livre circulação global.
Possui obras no acervo do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul, BR), no MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul), na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Santo André/SP), na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e na Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa). Recebeu o Prêmio de Incentivo à Criatividade no 20º Salão de Artes Plásticas de Porto Alegre e, em 2015, foi indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Em Portugal, foi uma das vencedoras do Prêmio Arte Jovem 2020 concedido pela Carpe Diem/Fundação Millenium BCP e realizou a exposição individual “I wish I were a whale” (2021) na Abreu Advogados (Lisboa).
MICHELE MARTINES | Montenegro, 1982
Artista graduada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Trabalha com pintura, fotografia, instalação e intervenção urbana. Doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Integra o Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (CNPQ/UFSM). Recebeu prêmios como Funarte Descentrarte (2019), Prêmio Garimpo DasArtes (2015), Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2012). Em 2024 realizou a exposição individual “Perspectivas para além da visão”, no Recipiente Porongo, foi artista residente da Revista Arte ConTexto N.19 e participou do projeto GAS da Galeria Anitta Schwartz, ambos no Rio de Janeiro - RJ. Está desenvolvendo o projeto “Habitar - uma poética em deslocamento”, pela LPG/MinC. Entre as exposições individuais recentes destacam-se as individuais “ABUSO!”, na Galeria Ecarta, em Porto Alegre - RS (2023) e “Nichos Urbanos”, na FUNDARTE, em Montenegro-RS (2022). Realizou residência artística no R.A.T., Cidade do México (2013) e no CAMAC, Marnay-sur-Seine, França (2011). Possui obras em acervos como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, Ministério das Relações Exteriores - ITAMARATY e Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.